07

agosto

2017

As tradiçōes e a história africanas foram transmitidas e registradas mais no boca a boca que nos documentos históricos escritos. Pelo Decreto de 14 de Dezembro de 1890 do então Ministro da Fazenda Rui Barbosa toda a documentação referente à escravidão negra no Brasil foi queimada deixando pouco material para reconstituir a história.


A capoeira, na sua mais completa definição e formação nasceu no Brasil. Com início da colonização, os portugueses viram no trabalho escravo um instrumento para o desenvolvimento desejado por eles.

Tentaram, no começo, escravizar e explorar o trabalho dos indígenas que aqui já viviam, porém, por fatores diversos a escravidão dos povos indígenas não vingou.

A saída encontrada pelos colonizadores foi a escravidão negra, o tráfico de homens negros, trazidos do continente africano para o início de grande saga que marcou a sociedade brasileira: o período das torturas, da lei da chibata e da morte como reguladora das relações de trabalho, Um povo passou a viver na escravidão.
 


Assim, já no início do século XVI, milhares de africanos foram desembarcados em terras brasileiras. Com eles, a história do país ganhou alterações.

Inicialmente foram mão-de-obra nos canaviais e depois na mineração e em outras atividades produtivas Foram trazidos contra sua vontade, mas, naturalmente, trouxeram sua cultura, sua vivência e, com ela, a semente da liberdade que nunca morreu, mesmo na terra marcada pelos horrores da escravidão. Interessava-se apenas pelo corpo, sua força de trabalho, é claro que essa cultura não estava nas escolas, nos livros nem nos museus. Mas era guardada no corpo, na mente, na vivência histórica do povo e transmitida há séculos através das gerações. Manifestava-se por intermédio da música, da dança, da comida, da filosofia e da religião. Basta recorrer à história do Brasil e encontraremos, a partir do século XVI, a cultura negra presente com o seu vasto conjunto de expressões.

COMPARTILHAR:

Comentários ()

Mais comentários ...

Somente usuários cadastrados podem comentar. Clique aqui para fazer seu cadastro ou faça login!

Categorias

    mais...

    Últimos Comentários

    © 2017/2020. Todos os direitos reservados | Termos de uso | Privacidade | Design by W3layouts | Ell Alves software